Aquecedores de Água Elétrico
ÁGUA AQUECIDA COM PRATICIDADE COM A AJUDA DO AQUECEDOR DE ÁGUA ELÉTRICO
Com a chegada das temperaturas mais baixas, uma problemática que parece ser pequena nos meses de verão e calor adquire maior importância nas residências e apartamentos. Chegar em casa do trabalho a noite e tomar um banho é algo normal nas rotinas diárias.
Acordar, poder tomar um banho quente, escovar os dentes e lavar a louça com água aquecida em dias mais frios é uma realidade comumente buscada entre as pessoas e, dependendo da região em que se mora, realmente necessária nos lares. Para que essas atividades possam ser realizadas de forma mais prazerosa, a instalação de um aquecedor de água elétrico é uma ótima alternativa.
A maioria dos modelos de aquecedores elétricos não costumam precisar de instalação complicada, o que é uma característica extremamente positiva para as pessoas que desejam obter a tecnologia em seus lares mas que não buscam gastos altos relacionados à instalação do material.
Um dos fatos que facilita essa instalação se refere à existência de opções que não apresentam necessidade de tubulação embutida para que o aquecedor de água elétrico funcione, basta ligá-lo diretamente no chuveiro ou na torneira em que se deseja obter a água aquecida.
Realizar uma compra de aquecedor de água, seja ele um aquecedor de água elétrico ou de qualquer outro tipo, não é um investimento que é costuma ser realizado com frequência. Por esse motivo, é importante conhecer os modelos disponíveis, suas vantagens e desvantagens, o que evita possíveis adversidades futuras. Acompanhe, a seguir, informações acerca do modelo de aquecedor de água elétrico e alguns detalhes dos outros tipos de aquecedores existentes.
AQUECEDOR DE ÁGUA ELÉTRICO - TIPOS EXISTENTES
O aquecedor elétrico possui uma divisão em duas classificações, que são: aquecedor de água elétrico por acumulação e aquecedor de água elétrico de passagem. As características acerca destes modelos são:
Aquecedor de água elétrico por acumulação
Este tipo costuma ser mais conhecido como boiler e possui formato parecido com os aquecedores a gás de acumulação, que é uma espécie de cilindro metálico com grandes dimensões. A água aquecida fica armazenada nessa estrutura e é mantida quente devido a existencia das resistencias eletricas.
O aquecedor de água elétrico por acumulação apresenta vantagens pois apresenta eficácia na produção de água quente, além de fazer com que ela chegue rapidamente até o ponto onde será consumida. Outro fator importante é a sua capacidade de atender vários pontos do local onde está instalado.
Como mantém a água aquecida a todo instante, possui consumo de energia mais alto se comparado aos demais, o que pode encarecer na conta de energia. No entanto, para resolver esta adversidade é possível instalar relógios, também conhecidos como timers, que acionam o sistema apenas nos horários em que for programado.
Por exemplo: você pode programar o timer para ficar ligado apenas no momento em que chegar em casa do trabalho, após um longo dia. O sistema de aquecimento, portanto, ficará desligado o restante do dia enquanto não precisar ser utilizado.
Aquecedor de água elétrico de passagem
O uso deste modelo de aquecedor, de tão comum no dia a dia, acaba passando despercebido pela grande maioria das pessoas. Quando tomamos banho utilizando um chuveiro elétrico ou lavamos o rosto com uma água quente promovida por um aquecedor de torneira instalado sob a pia ou sobre ela, estamos utilizando aquecedores elétricos de passagem.
Geralmente esse modelo é instalado de forma direta no ponto em que será utilizado, sem precisar de tubulações específicas. As principais vantagens relacionadas a este tipo de aquecedor refere-se à facilidade de instalação e seu baixo custo. Sua eficiência, no entanto, apresenta menor capacidade em relação ao aquecedor de água elétrico por acumulação. Este fato pode ser tratado como uma desvantagem, pois o aquecedor de água elétrico de passagem, especialmente os chuveiros e torneiras elétricas, podem apresentar maior custo e menor rendimento. Isso pode acarretar em um aquecimento pouco suficiente da água em dias mais frios.
Existem, no entanto, determinados modelos de aquecedores elétricos de passagem que, apesar de possuírem custos mais altos do um chuveiro elétrico, por exemplo, apresentam funcionamento superior, podendo atender, até mesmo, mais pontos de água aquecida, sem ter um consumo muito discrepante dos outros sistemas.
Cuidados básicos
Apesar de se tratarem de equipamentos de fácil instalação, existem alguns cuidados que costumam ser indicados para que o uso do aquecedor de água elétrico seja sempre realizado de forma segura e eficiente. Algumas das dicas para a boa utilização do material são:
- Instalar o equipamento em locais com ventilação
- Não deixar materiais inflamáveis próximos ao aquecedor
- Ler o manual de instruções e sempre seguir as orientações
- Sempre buscar serviços de assistências técnicas autorizadas
REGULAMENTAÇÃO
Como qualquer equipamento, existem algumas normas que regulamentam a instalação e a manutenção dos aquecedores, sejam eles a gás, elétricos ou solares. Uma das normas existentes refere-se, diretamente, aos aquecedores elétricos, que é a NBR 16305, denominada "Aparelhos elétricos fixos de aquecimento instantâneo de água - requisitos de desempenho e segurança".
Essa norma regulamentadora determina as condições específicas de segurança e de desempenho que tem o dever de serem aplicadas nos equipamentos fixos elétricos que aquecem, de forma instantânea, a água, independente do tipo de uso ser doméstico ou similar à isso.
Existem outras normas que estabelecem requisitos relacionados aos outros modelos de aquecedores existentes. A NBR 15569, denominada Sistema de aquecimento solar de água em circuito direto - projeto e instalação, regulamenta as definições necessárias para que os sistemas de aquecimento solares estejam em funcionamento correto. Determinadas especificações como suas capacidades hidráulicas, dimensões, instalação e manutenção deste tipo de sistema são consideradas nesta norma.
A NBR 16057 é denominada Sistema de aquecimento solar de água a gás (SAAG) - projeto e instalação e, como seu próprio nome ja diz, regulamenta os sistemas de aquecedores movidos a gás, independente de se tratar de gás natural ou de gás liquefeito de petróleo. Ela rege informações que são necessárias para que o projeto e a instalação seja realizada de forma correta e segura. Esta norma não se aplica para o aquecimento de água e a geração de vapor em processos industriais.
OUTROS TIPOS DE AQUECEDORES
A definição de qual modelo existente é o melhor para o uso que será realizado não é uma tarefa fácil, visto que se trata de um equipamento que possui algumas especificidades que devem ser levadas em conta no momento da compra como, por exemplo, quais pontos deverão receber a água aquecida.
Outro ponto a ser analisado, caso se trate de um condomínio residencial ou de apartamentos, é se existe fornecimento de gás e qual o tipo. Algumas opções de modelos disponíveis no mercado, além da opção de aquecedor de água elétrico, são:
Aquecedor solar
Este é um dos tipos de aquecedores mais adquiridos pelos consumidores. Sua principal característica, assim como seu nome já revela, é a sua fonte de energia proveniente da luz do sol. Trata-se, portanto, de uma fonte de energia renovável e gratuita, o que favorece no custo benefício do modelo a longo prazo, apesar de sua instalação geralmente ser mais cara se comparadas às demais opções no mercado.
Seu funcionamento se dá por meio de placas instaladas nos telhados das edificações, também chamadas de coletores, que são dispostas para o norte, a fim de conseguir captar mais incidência de raios solares. Atrás dessas placas passam um componente com água fria que, ao entrarem em contato com a radiação dos coletores convertida em calor, é aquecida. Essa água passa para um boiler por meio de uma tubulação constituída de cobre, para que o calor não se perca. O boiler possui resistências elétricas para controlar a temperatura da água e deixá-la aquecida caso não exista calor suficiente para aquecê-la.
Para obter água aquecida sempre que quiser, uma boa opção é aliar o uso do aquecedor solar com um modelo à gás ou elétrico, visto que não são todos os dias que possuem luz solar suficiente para manter a água quente sempre que for necessário.
Aquecedor a gás
Devido seu baixo custo de instalação e bom custo benefício, este tipo de aquecedor costuma ser bastante utilizado em grandes cidades. Trata-se, também, de um dos modelos mais eficientes disponíveis no mercado, podendo ser encontrado em duas versões que utilizam gases diferentes para que seu funcionamento seja realizado: a versão GN, sigla para gás natural, proveniente da rua, e a versão GLP, que significa gás liquefeito de petróleo, que pode vir do botijão de gás.
Assim como o aquecedor de água elétrico, o aquecedor a gás também é disponibilizado em dois tipos: de passagem e por acumulação. Os dois tipos podem utilizar, para o seu funcionamento, o gás natural ou o gás liquefeito de petróleo.
Aquecedor a gás de passagem
Com principal característica seu menor tamanho, esse tipo de aquecedor está disponível no mercado há décadas. Seu funcionamento se dá por meio da distribuição de água de forma contínua, ou seja, o aquecimento da água ocorre sempre que a pessoa liga a torneira ou chuveiro. Neste caso de aquecedor, não existe água aquecida acumulada. A água é aquecida de forma imediata, sendo devolvida quente para a tubulação e direcionada até o ponto em que foi solicitada. Por causa deste motivo, esse modelo de aquecedor costuma atender poucos pontos de água quente.
Sua instalação requer um ponto de acesso externo ao ambiente em que está instalado, pois o equipamento possui uma saída do tipo chaminé, para realizar a liberação dos gases produzidos durante o seu funcionamento.
Este modelo costuma apresentar menos gasto de gás e mais de água, visto que o gás só é acionado e, portanto, liberado, quando a torneira ou chuveiro é aberto. A água circula pelo queimador do aquecedor e, após ser aquecida, é transportada na tubulação de cobre para chegar até o ponto necessário. Este fator pode ser sentido no momento em que se abre o chuveiro e, ao esperar por uma água quente, um jato de água gelada é disparado. Isso acontece porque a água que estava parada no cano, ou seja, gelada, é liberada primeiramente e o aquecedor não tem como aquecê-la, pois ela está fora de seu alcance.
Aquecedor a gás por acumulação
Esse tipo de aquecedor possui aparência parecida com um grande cilindro, que é o lugar onde acontece o aquecimento da água. Devido essa estrutura, possui capacidade maior do que os aquecedores de passagem e, por isso, possuem a vantagem de atender vários pontos em que se faz necessario a existencia de água quente ou um ponto maior como uma banheira, por exemplo.
Assim como o aquecedor de água elétrico por acumulação, ou boiler, como também é conhecido, o sistema à gás por acumulação também possui uma determinada quantidade de água acumulada em seu interior, o que colabora para que exista água aquecida a qualquer momento e com transporte rápido até o local em que será utilizada.
Ou seja: ao utilizar o modelo de aquecedor por acumulação você não tem a adversidade de abrir o chuveiro para tomar banho e se deparar com um jato frio. A água, desde o primeiro instante, será distribuída quente para ser utilizada.
COMO ESCOLHER A MELHOR OPÇÃO?
Alguns pontos devem ser analisados para que a escolha do modelo ideal de aquecedor seja realizada e, com isso, você fique satisfeito com a escolha que realizou. Os fatores que devem ser pensados, geralmente, se referem ao local e espaço disponível para a instalação do aquecedor, quais os pontos da residência ou do estabelecimento deverão receber a água aquecida, qual a capacidade de produção de água quente será necessária, qual o melhor tipo de aquecedor de acordo com a necessidade (por acumulação ou de passagem) e qual a forma de exaustão mais se encaixa no ambiente em que será instalado.
Buscar ajuda profissional para realizar uma boa escolha é uma atitude extremamente recomendada, pois o especialista na área poderá indicar os modelos ideais para a situação existente e também poderá realizar um acompanhamento relativo à montagem do equipamento, garantindo que ela está devidamente segura e de acordo com as normas referentes ao modelo escolhido.